Mobirise Mobirise v4.7.6

A Dimensão Espiritual da Psicologia Transpessoal, o Amor e a Felicidade

Por: Ryath (Inspirado por Marcelinho)

Existe na Psicologia Transpessoal uma forma de enxergar o ser em todos seus aspectos, tanto físicos, como mentais, emocionais, sociais e, também, espirituais.
Nessa abordagem o espiritual é uma coisa natural do ser humano, não é algo que faz mal, como alguns ateus e céticos acreditam.
O espiritual, para a Psicologia Transpessoal, se trata de valores, caráter e tendo um sentido para nossa existência, que é uma coisa muito bonita.
O espiritual, para a abordagem Transpessoal, ele é tanto uma questão pessoal, como universal.
Encontrar um sentido para a vida é uma questão muito importante, e que nos faz feliz. Além de tudo é uma questão, que, até onde se sabe existiu por toda a história conhecida pelo homem.
Os seres humanos procuram entender qual é o seu lugar no universo, e isso pode ser uma coisa humilde, pois na arrogância as pessoas ser melhor do que as outras, só ver importância no que faz, não no que os outros fazem, e sendo assim, você ter o seu lugar, significa que todas as pessoas tem o lugar delas. Cada um faz sua parte.
O sentido da vida para a Psicologia Transpessoal pode ser encontrado na relação com os outros, com valores e causas do bem, justas, boas, que promovem a construção de pessoas ou um mundo melhor, seja na área que for, nos que salvam os outros, nos que protegem, nos que ajudam no autoconhecimento, nos que trabalham com tecnologia, nos que promovem lazer e etc.

 


Cada pessoa boa faz um trabalho que gostaria ajudando os outros, os libertando do sofrimento, trazendo coisas boas para suas vidas e etc.
Isso tem muito de bondade.
A vontade de ajudar, de trabalhar trazendo um benéfico ou tirando um maleficio é uma proposta de construção para nossa sociedade. Tudo isso vem do amor.
Então o sentido da vida é o amor.
O nome Transpessoal significa além de si mesmo, o ir além de nós mesmos é se voltar em benefício dos outros, isso é amor também.

 


A dimensão espiritual também é contemplar o mistério da vida e a natureza, também é uma experiência de consciência e amor.
Existem muitos mistérios no universo, coisas do divino.
Nossas reflexões enriquem nossa vida e nosso caminho espiritual.
Compartilhar conversas sobre o espiritual e a vida é uma troca de experiências, mas sem querer convencer ou desmerecer ninguém, é importante sobretudo respeitar a visão do outro. Isso é ausência de ego.
Ausência de ego também é amor, e certamente é humildade.
Nosso sentido da vida está ligado ao amor.
O amor nos traz a plenitude, e as experiências de nos sentirmos ligados ao universo, a nossa consciência ir além de nós mesmos, nos fazem ter sentimentos maravilhosos, e por isso as pessoas buscam isso.
Na meditação e praticando horas de orações, acontece justamente isso, as experiências de nos sentirmos ou percebermos integrados ao cosmos, ou a outras pessoas.
Nessas experiências de expansão da consciência, nos perdemos um pouco a noção de si mesmo, e percebemos mais o Todo, ou outras pessoas.
Nessas experiências se pode obter informações de outras pessoas, sentir outras consciências.
O Nirvana é uma ligação maior com o Todo, e também nos sentirmos plenitude o tempo todo, e por isso as pessoas buscam isso.
O Nirvana é uma felicidade muito grande, e felicidade é sentir coisas boas, pois sentir coisas boas nos deixa bem, e estar bem é se sentir feliz. E tudo isso é amor.
Amor é a resposta, é o que buscamos sem saber para sermos felizes.
Muitas pessoas não sabem o que é amor, ou tem uma ideia errada dele, confundindo com caridade forçada.
Então a Psicologia Transpessoal, ela estuda esses estado de expansão da consciência.
A consciência geralmente tem experiências sobre si mesma, mas também pode ter percepções além de si mesma.
Nosso ego só nos remete a nós mesmos, mas a consciência pode expandir além dele.
A Psicologia Transpessoal vai integrar técnicas que fazem a consciência expandir, isso cura e traz autoconhecimento.
O Nirvana é conquistado com muito autoconhecimento.
O autoconhecimento nos leva a conquistas em nossa vida, assim como a compreensão dela.
Buscar o autoconhecimento é uma tarefa para sempre, até atingir o Nirvana e ir além dele.
Busquem o autoconhecimento sem parar.
A psicologia ensina que a saúde mental é medida em termos de autoconhecimento.
Quanto mais autoconhecimento, mais saudável é nossa vida, e maior propensão temos a lidar com as dificuldades dela de forma melhor.
O amor é o que deixa a vida boa, e isso está ligado ao autoconhecimento e expansão da consciência. 
Muitos santos de religiões diferentes buscaram e ensinaram essa conexão com o universo, que eles enxergam como a conexão com Deus.
Deus é tudo, está em tudo, e expandindo a consciência ao todo, nos sentindo integrados ao Todo, isso é estar integrado ao Divino que faz parte de Tudo.
Quase todos vivem essa experiência como a integração com Deus, mas o Budismo que temos no Brasil hoje, não tem essa interpretação, mas buscam ela, e com isso conseguem seu autoconhecimento, e ir em direção ao Nirvana.
São Francisco, Madre Teresa de Calcutá, Rumi, Buda, Lao-Tsé e etc. ensinaram e buscaram essa conexão com o Todo, e isso é chamado de Misticismo.
O Misticismo é a expansão da consciência ou conexão com o Todo.

 

 

Alguns Destaques: